Como melhorar minha organização de tempo?


LADRÕES DE TEMPO Você diria que tem tempo suficiente para todas as coisas que você precisa fazer durante a semana? Suas tarefas escolares, por exemplo? Talvez um de seus pensamentos seja: "Se eu não tivesse tanta coisa pra fazer eu conseguiria mais tempo pra estudar ou fazer tudo que eu preciso." A grande questão é todos temos 24 horas em nosso dia, e muitas das pessoas que se formam na faculdade, passam em concursos e alcançam grandes objetivos, também tinham muitas coisas pra fazer. Isso mostra que é possível conciliar seus objetivos a sua rotina atual. O problema não necessariamente é a falta de tempo, mas sim a forma como gastamos esse tempo. Há ladrões que não nos apontam armas, mas que nos roubam o bem mais precioso: o tempo. Uma das estratégias é usar ferramentas para organização de tempo:


Matriz de Eisenhower categoriza afazeres em quatro categorias e auxilia na priorização de trabalho e gerenciamento de tempo Para evitar a sensação de que a pilha de afazeres só cresceu ao longo do dia, organização é essencial. E para conseguir se organizar, é importante entender qual é a melhor maneira de estruturar seu dia. O site NaPrática.org recentemente compartilhou uma rotina semanal de organização. A ferramenta é dividida nos seguintes quadrantes:

  • Importante e urgente (ou seja, faça imediatamente)


  • Importante, mas não urgente (boa para tarefas que devem ser desenvolvidas no médio ou longo prazo)


  • Urgente, mas não importante (como fazer ligações, e-mails e reuniões)


  • Não urgente, não importante (tarefas que estão na lista, mas podem esperar ou serem eliminadas)

Importante ou urgente: entenda a diferença! Importantes são aquelas tarefas relacionadas a objetivos ou metas, como um trabalhos escolares ou um projeto que precisa ser desenvolvido. Já as urgentes são aquelas que têm prazo, como marcar resolver algo de última hora para os pais ou fazer uma inscrição. Também há tarefas urgentes que você pode delegar para outra pessoa, ou seja pedir para outra pessoa fazer para você caso você. Às vezes, claro, uma tarefa tem uma natureza dupla: algo que precisa ser feito até certa terça-feira, por exemplo, é importante. E ganha urgência conforme essa terça-feira se aproxima. Perguntas para reflexão: 1. Em sua opinião, quais são os seus ladrões do tempo? Quais são as coisas que distraem você das suas obrigações e tarefas escolares? 2. Como você pode eliminar esses ladrões? 3. Como você organiza seu tempo? 4. O que você pode fazer para se tornar mais organizado? Caso queira ajuda prática para conseguir melhorar sua organização, foco e planejamento de estudos, entre em contato.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo